Fernando Diniz conquistou a sua primeira vitória como treinador do Cruzeiro no melhor momento possível. Jogando fora de casa contra o Lanús, e precisando necessariamente vencer o jogo para se classificar à final da Copa Sul-Americana, a Raposa surpreendeu ao marcar na primeira etapa com Kaio Jorge, vencendo o jogo por 1 a 0, e garantindo sua vaga na grande decisão do torneio.
Há quinze anos o Cruzeiro não chegava em uma final de um torneio internacional - a última vez havia sido em 2009, quando a equipe mineira perdeu para o Estudiantes na decisão da Libertadores. O feito conquistado nesta quarta-feira (30), vem para coroar o bom momento do time após passar alguns anos na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Apesar de Fernando Diniz ter chegado há pouco tempo, o treinador, que foi campeão da Libertadores pelo Fluminense na última temporada, já vem tentando impor o seu estilo de jogo característico na equipe mineira. Após seis jogos no comando do time sem vitória, seu primeiro triunfo aconteceu justamente no momento mais crucial da temporada, levando o Cruzeiro para a grande final da Sul-Americana, onde enfrentará o vencedor do confronto entre Racing e Corinthians.
Caso Diniz consiga vencer o seu segundo título de expressão na carreira, o treinador de 50 anos entrará para uma lista extremamente seleta de técnicos que já conquistaram a Libertadores e também a Sul-Americana. Assim, Fernando Diniz se juntaria a Tite e Marcelo Gallardo, que são os únicos técnicos que conquistaram esses dois títulos em toda a história.
O primeiro deles (Tite), foi campeão da Sul-Americana em 2008 comandando o Internacional, além de vencer a Libertadores pelo Corinthians em 2012. Já o segundo (Gallardo), sob o comando do River Plate, conquistou a Sul-Americana em 2014, e a Libertadores em 2015 e 2018. Será que Diniz completará o pódio?