Neste fim de semana, Lionel Messi marcou um dos gols da vitória do PSG contra o Nice e ultrapassou Cristiano Ronaldo no número de gols marcados jogando por um clube da Europa.

Lionel Messi x C. Ronaldo

Messi estava empatado com Cristiano Ronaldo antes do jogo contra o Nice. 701 gols marcados para cada um. O detalhe é, Messi havia alcançado essa marca com 104 jogos a menos que o craque português. Em 947 jogos disputados, Cristiano havia marcado 701 gols e em 845 partidas disputadas, Messi também tinha a marca de 701 gols.

Contudo, após o primeiro gol da partida contra o Nice, Messi ultrapassou Cristiano Ronaldo e alcançou a incrível marca de 702 gols marcados em 856 jogos disputados jogando por um clube europeu. Messi conquistou essa marca com 35 anos. Ao passo que, Cristiano Ronaldo estabeleceu sua marca com 37, antes de sair da Europa para jogar no Al Nassr, da Árabia Saldita.

Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. (Icon Sport)
Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. (Icon Sport)

Caso Messi opte por continuar atuando no futebol europeu durante as próximas temporadas, a tendência é que a distância entre os dois seja ampliada cada vez mais. Messi marcou os 702 gols atuando por apenas dois clubes. Pelo Barcelona marcou 672 gols, enquanto no PSG, anotou 30 gols.

Entretanto, Cristiano Ronaldo jogou no dobro de times europeus em relação a Messi. O português atuou em quatro clubes durante os seus anos de carreira na Europa, sendo que os quatro, em países diferentes. Pelo Sporting (Portugal), fez apenas 5 gols, pelo Manchester United (Inglaterra) fez 145, pelo Real Madrid (Espanha) 450, e pela Juventus (Itália) fez 101 gols marcados.

Toda a carreira

Contudo, contabilizando toda a carreira, o português é quem leva vantagem. Jogando por clubes e seleção, Messi marcou ao todo 804 gols em 1021 jogos disputados. Já Cristiano Ronaldo, contando com os gols marcados por todos os clubes que passou, inclusive o time atual (Al Nassr), e mais a Seleção Portuguesa, são 834 gols marcados em 1159 partidas. Isso dá uma média de 0,78 gols por partida para Messi e 0,71 gols por jogo para Cristiano Ronaldo.