Xavi já foi informado pelo presidente do Barcelona, Joan Laporta, que está fora dos planos do clube para a próxima temporada. A informação também já foi anunciada oficialmente pelo Barça, que soltou uma nota nas redes sociais. Para substituir o treinador no cargo, Hansi Flick já está confirmado, de acordo com o jornal Marca. Confira!

Xavi demitido

Joan Laporta transmitiu a sua decisão final em uma reunião realizada nesta sexta-feira (24) nas instalações do clube, ao lado de outros diretores do Barça. A sua primeira ideia seria divulgar sua escolha após o término do Campeonato Espanhol, no próximo fim de semana. No entanto, um acordo alcançado com o ex-treinador do Bayern de Munique e Seleção Alemã, Hansi Flick, fez com que o cartola alterasse os seus planos.

Apesar da demissão, Xavi comandou normalmente o treino do Barcelona na manhã desta sexta-feira. Uma entrevista coletiva está marcada para este sábado, sendo que o técnico deve falar sobre o assunto. O Barcelona enfrenta o Sevilla na última rodada da La Liga, neste domingo, ainda com o treindor no banco.

fute11.com.br
Xavi Hernandez e Raphinha (Icon Sport)

O ex-jogador e ídolo catalão assumiu o Barcelona no fim de 2021, após ter recusado um convite de Tite para ser seu auxiliar técnico durante a Copa do Mundo. No comando da equipe azul-grená, Xavi conquistou o Campeonato Espanhol da última temporada e também a Supercopa da Espanha.

Nos últimos meses, devido a irregularidade do Barcelona na La Liga, o treinador informou que este seria o seu último ano como técnico da equipe. No entanto, em abril, a diretoria voltou atrás e anunciou que Xavi ficaria por mais um ano. Decisão que caiu novamente nos últimos dias, após algumas declarações do treinador, criticando a falta de investimento do clube, terem incomodado bastante o presidente Joan Laporta.

A nota oficial do Barcelona comunicando a saída de Xavi:

Hoje, sexta-feira, o presidente do FC Barcelona, ​​Joan Laporta, informou Xavi Hernández que não continuará como treinador principal na temporada 2024-25.

O encontro aconteceu na Ciutat Esportiva Joan Gamper e contou ainda com a presença do vice-presidente esportivo Rafa Yuste, do diretor esportivo Anderson Luís de Souza, Deco, Xavi, Òscar Hernández e Sergio Alegre.

O FC Barcelona agradece a Xavi pelo seu trabalho como treinador, bem como pela sua inimitável carreira como jogador e capitão de equipa, e deseja-lhe todo o sucesso futuro no mundo.

Xavi Hernández treinará a equipe pela última vez no jogo de domingo contra o Sevilla.

Durante os próximos dias, o FC Barcelona fará um anúncio sobre a nova estrutura do time principal.