O jogo foi disputado em Barueri com o mando de campo do Água Santa, mas a maior parte da torcida presente era do Verdão. O cenário estava montado para que o time de Abel Ferreira já conseguisse uma vantagem no primeiro jogo. Mas o que se viu em campo foi um Palmeiras assustado com a força e determinação de vencer do Água Santa.
O jogo
O Palmeiras até tentou pressionar na primeira hora do jogo. Marcou pressão na frente de ataque, tentou trabalhar jogadas de infiltração pelas pontas, arriscou de fora da área, mas não foi o suficiente. A melhor oportunidade do Verdão no início do jogo surgiu aos 18 minutos, quando Breno Lopes chutou sem ângulo de fora da área e o goleiro Ygor Vinhas fez uma excelente defesa com a ponta dos dedos. Dudu também tentou de fora após uma retomada no ataque, mas a bola passou raspando na trave.
Depois de meia hora passada, o Água Santa começou a gostar mais da partida. Passou a trabalhar melhor a posse de bola no meio campo, tentando encontrar sempre Bruno Mezenga para fazer alguma jogada clássica de pivô. Mas foi em um contra-ataque que saiu a primeira grande oportunidade para o Netuno. Após Zé Rafael perder uma bola no meio de campo, Tocantins pegou a zaga do Palmeiras desorganizada, ficou na cara de Wéverton, demorou para tocar a bola para Mezenga e decidiu chutar para o gol, só não contava com a rapidez de Marcos Rocha na cobertura, que chegou a tempo de travar a bola.
Na transmissão do jogo, viu-se Zé Rafael de cabeça baixa após o lance, abatido. A dúvida seria se o Verdão acusaria o golpe. Não teve nem tempo. O gol do Água Santa saiu logo no escanteio. Após uma cobrança fechada na grande área, Bruno Mezenga subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para abrir o placar para o Netuno antes do intervalo.
Segundo tempo
O Palmeiras veio para o segundo tempo com duas alterações. Vanderlan para o lugar de Piquerez, que sentiu no fim da primeira etapa, e Endrick para o lugar de Breno Lopes. Já no início deu para ver que o garoto de 16 anos trouxe sangue novo para a equipe do Palmeiras. Aos 6 minutos Endrick tentou de fora da área mas parou nas mãos de Ygor Vinhas. Aos 8 minutos, após a cobrança de escanteito de Veiga e um desvio de Zé Rafael, o garoto completou para o fundo da rede. Primeiro gol de Endrick na temporada pelo Verdão. Tudo igual no placar.
Parecia que o Palmeiras cresceria na partida e tentaria levar uma vitória para São Paulo, mas não foi este o cenário. O Água Santa não sentiu o golpe e começou a ir para cima do Verdão. Aos 20´, Lucas Tocantins perdeu um gol sem goleiro, após uma saída errada de Wéverton. Aos 22´, Bruno Xavier acertou a trave do goleiro do Palmeiras após confusão na grande área.
O Palmeiras não conseguia jogar e o Água Santa claramente não estava satisfeito com o resultado. O Verdão tentava administrar o empate, resultado que pelas circunstâncias do jogo era um bom negócio. Mas já nos acréscimos, após uma saída errada de Marcos Rocha, o mesmo que salvou uma bola no primeiro tempo, o Netuno não perdoou. Bruno Mezenga teve o trabalho de apenas tirar a bola do goleiro. A torcida do Netuno presente no estádio foi à loucura. Fim de jogo. Água Santa 2 x 1 Palmeiras. Vantagem para a equipe de Diadema na final do Paulistão.
Abre aspas
Após o término do jogo, Abel Ferreira admitiu que o Palmeiras foi pior na partida e mereceu a derrota. O treinador do Palmeiras ainda disse que o segundo jogo será reverter ou passar vergonha.
“Merecemos perder. A única coisa positiva é que se fosse um jogo só, bateríamos palmas ao Água Santa, que foi melhor no jogo. Agora temos nossa casa para poder reverter ou vamos passar uma grande vergonha.”
Abel Ferreira.
A folha do jogo
Água Santa 2 x 1 Palmeiras
Água Santa: Ygor Vinhas; Reginaldo, Marcondes, Didi e Gabriel Inocêncio; Thiaguinho (Kadi), Igor Henrique (Cristiano) e Luan Dias (Patrick Allan); Lucas Tocantins (David), Junior Todinho (Bruno Xavier) e Bruno Mezenga.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Zé Rafael (Jailson), Gabriel Menino (Fabinho) e Raphael Veiga; Dudu (Giovani), Breno Lopes (Endrick) e Rony.