Favorito para levar o título do Campeonato Paulista, o Verdão foi a campo no último sábado contra a segunda equipe de melhor campanha do Paulistão, o São Bernardo.

Abel decidiu novamente não escalar Endrick na equipe titular do Palmeiras. A torcida não criticou, pelo contrário, ovacionou Endrick antes do jogo, dando todo o suporte necessário para o garoto que não vive uma boa fase.

Paciência com Endrick e paciência com o jogo

A equipe do Palmeiras é uma equipe fria. Sabe controlar o jogo à sua maneira. É um time tático e determinado e como alguns gostam de dizer: é uma equipe que sabe sofrer. Foi isso que aconteceu durante boa parte da primeira etapa do jogo. O São Bernardo ofereceu algumas jogadas de perigo que pararam em Wéverton.

Mesmo com o São Bernardo a criar as melhores oportunidades no primeiro tempo, a equipe de Abel é quem parecia que controlava o jogo. Em nenhum momento passava pela cabeça dos jogadores do Verdão uma derrota. E com muita paciência e resiliência, o Palmeiras abriu o placar no fim do primeiro tempo com uma jogada extremamente efetiva. Cruzamento de Gabriel Menino na pequena área, para o baixinho Rony cabecear para o fundo da rede.

Bruno Tabata em campo contra o São Bernardo (Icon Sport)
Bruno Tabata em campo contra o São Bernardo (Icon Sport)

Melhor partida de Tabata

Uma ótima surpresa para os torcedores palmeirenses foi a atuação do meia Bruno Tabata, que jogou no lugar de Endrick. Lembrando o Palmeiras de boa parte do ano passado, em que jogava com dois meio-campistas armando o jogo (Scarpa e Veiga), o Verdão controlou o meio de campo ao mesmo tempo que conseguiu fazer transições pelo lado. Tabata foi incisivo, partiu para cima, chutou de fora, tentou cruzamentos e ajudou muito na marcação.

Para aqueles que achavam que Scarpa não tinha substituto na posição, talvez possam estar enganados após a boa atuação do ex-jogador do Sporting. Tabata não teve bons desempenhos na sua primeira temporada, assim como Scarpa também enfrentou dificuldades na sua chegada ao Verdão. Pelo que tudo indica a tendência é que o jogador evolua cada vez mais.

Com um segundo tempo apenas administrando o placar, o Verdão eliminou o São Bernardo e agora pega o Ituano pela semifinal do Paulistão. Opções para o jogo: Abel tem de sobra.

A folha do jogo

PALMEIRAS 1 x 0 SÃO BERNARDO

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho), Tabata (Giovani) e Raphael Veiga (Jailson); Rony (Rafael Navarro) e Dudu (Breno Lopes).

São Bernardo: Alex Alves; Hélder (Fernando Neto), Romércio e Rafael Vaz; Jeferson (Matheus Régis), Rodrigo Souza, Henrique Lordelo (Romisson) e Arthur Henrique; Crystian Barletta, Léo Jabá e Felipe Marques (Hugo Sanches).