O Botafogo perdeu por 2 a 1 o jogo de volta das quartas de final da Sul-Americana contra o Defensa y Justicia e está eliminado da competição.

A derrota veio para quebrar uma série de 19 jogos sem perder da equipe carioca, somando todas as competições. Bruno Lage decidiu poupar alguns titulares da equipe para o confronto, em um gesto claro de dar preferência ao Campeonato Brasileiro.

O time misto do Botafogo até tentou, equilibrou boa parte do jogo e até chegou a conseguir um empate na primeira etapa. No entanto, na parte final do jogo, Nicolás Fernández marcou de cabeça e garantiu a classificação da equipe argentina, já que a primeira partida havia terminado 1 a 1.

Apesar da eliminação na competição continental, o Botafogo volta em 'alta' para a disputa do Brasileirão. É evidente que o desejo do clube era avançar de fase na Sul-Americana. Porém, a queda precoce pode vir a ajudar - e muito - o Glorioso na conquista do título brasileiro.

Eliminação joga a favor do Botafogo

Durante o Século XXI, a única equipe que conseguiu o feito de ser campeã brasileira e também de um torneio continental (Libertadores e Sul-Americana) na mesma temporada, foi o Flamengo de Jorge Jesus, em 2019. Ou seja, estatisticamente, é praticamente impossível manter o mesmo foco nas duas competições e sair vitorioso em ambas.

O Flamengo de JJ foi um ponto fora da curva. O Botafogo sabe que não é este ponto fora da curva. Por isso, a eliminação para o Defensa y Justicia nas quartas da Sul-Americana, foi sim, um presente para Bruno Lage.

Restam apenas 17 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Contando que a última rodada do torneio será disputada no dia 03 de dezembro, isto dará uma média de quase 6 dias de preparação para cada jogo que o Botafogo disputar até o fim do ano.

Isto é, o elenco terá tempo de recuperação mais do que suficiente para cada partida e menos viagens desgastantes. Além, claro, de concentração máxima em apenas uma competição, na qual é líder com 11 pontos à frente do segundo colocado.

Tudo está conspirando a favor do Botafogo. Agora, só falta o Glorioso fazer a parte dele.