Mais um fim de semana de Brasileirão chegou ao fim e o Botafogo segue mais líder do que nunca. Contra o RB Bragantino, a equipe que será em breve treinada por Bruno Lage, aplicou o resultado que mais gosta: o já habitual 2 a 0, com gols de Carlos Eduardo e Di Plácido.
Das últimas quatro partidas disputadas pelo Fogão no comando do interino Cláudio Caçapa, somando todas as competições, as quatro terminaram com o mesmo placar de 2 a 0. Coincidência ou não, o fato é que hoje, nenhum time consegue parar o Botafogo.
É claro que a equipe que está invicta há 9 jogos (6 pelo Brasileirão), em algum momento irá perder. No entanto, o que está difícil de visualizar no momento, é se existirá algum time que lutará com o Botafogo até o fim do campeonato, em busca do título.
Já se passaram 15 rodadas do Campeonato Brasileiro e o Botafogo tem 39 pontos, 12 a mais que o segundo colocado, o Flamengo.
Se compararmos com o Brasileirão do ano passado, após o término da 15 rodada, o Palmeiras liderava com 29 pontos, e apenas 2 a mais que o segundo colocado, o Athletico-PR.
Ou seja, o Palmeiras tinha 10 pontos a menos do que o Botafogo tem hoje e tinha também uma vantagem muito menor para o vice-líder. E mesmo assim, o Verdão se sagrou campeão do Brasileirão de 2022.
Maior adversário será o próprio Botafogo
Tomando como base os números, o tapete já está todo estendido para o Botafogo caminhar tranquilamente até a conquista do título. Porém, além da análise estatística, o desempenho em campo mostra que não existe nenhuma equipe tão bem estruturada e que possa brigar pela ponta com o Glorioso.
O Palmeiras, caiu muito de rendimento nos últimos jogos e deve se focar exclusivamente na Libertadores. O Grêmio, apesar de ainda se manter entre os primeiros colocados, não apresenta um futebol que o credencia como candidato, e o Flamengo (talvez o principal concorrente do Bota), ainda oscila bastante devido a reestruturação que Sampaoli efetua no time.
Bruno Lage assumirá o comando do Fogão na próxima partida, e imagina-se que o mesmo pretende conservar o que já foi construído por Luis Castro e depois por Caçapa.
O fator técnico e tático da equipe, parecem estar todos alinhados. O maior adversário do Botafogo, quando a equipe engatar uma má sequência (o que acontecerá eventualmente), será o lado psicológico.
Ou seja, o maior adversário do Botafogo na busca pelo título, pode vir a ser o próprio Botafogo. No entanto, se Bruno Lage conseguir manter inabalável este aspecto da equipe, sem dúvidas, o Glorioso encontrará novamente o caminho da 'Glória'.