A premiação da Bola de Ouro de 2023 aconteceu há pouco tempo e Lionel Messi venceu pela oitava vez. Além do habitual prêmio de melhor jogador da temporada, a revista France Football também elegeu a espanhola Aitana Bonmat como a melhor jogadora do mundo, Emiliano Martínez como o melhor goleiro, Bellingham como melhor jogador sub-21, Haaland como maior goleador e Vini Jr como o jogador mais envolvido em ações solidárias e projetos sociais.

Nessa sexta-feira (03) um anuncio oficial da UEFA surpreendeu a todos. Para o próximo ano, a entidade máxima do futebol europeu se juntará à revista France Football para organizar a premiação da Bola de Ouro - que existe desde 1956. Vale recordar a FIFA já foi a parceira oficial do evento durante cinco anos, mas acabou deixando de organizá-lo desde 2015.

Além do anúncio dessa novidade, a UEFA também comunicou que irá criar mais duas categorias na premiação: melhor técnico de futebol masculino e melhor técnico/a de futebol feminino.

Leia o comunicado completo da UEFA sobre a Bola de Ouro:

"A UEFA e o Groupe Amaury, proprietário das empresas de comunicação social France Football e L'Équipe, anunciaram hoje uma parceria para co-organizar a prestigiada Bola de Ouro a partir de 2024. Juntos, a UEFA e o Groupe Amaury pretendem aumentar a estatura e o alcance global dos prêmios. Ao mesmo tempo que promove um senso de unidade e colaboração dentro da comunidade do futebol.

Apresentado anualmente pela France Football desde 1956, a Bola de Ouro é o prêmio de maior prestígio que um jogador de futebol pode receber em reconhecimento a conquistas notáveis ​​e talentos excepcionais.

Como parte do acordo, o Groupe Amaury continua sendo o proprietário da marca Bola de Ouro. E também continuará a supervisionar o sistema de votação, que permanecerá inalterado e independente. A UEFA contribuirá com a sua experiência futebolística, comercializará os direitos comerciais globais e organizará a gala anual de prêmios.

Além disso, dois novos prêmios serão acrescentados ao programa; treinador masculino e feminino do ano. Que reconhecerá a contribuição inestimável dos treinadores para o sucesso em campo. As atuais categorias de troféus continuará com os mesmos nomes: Bola de Ouro Masculino e Bola de Ouro Feminino. Troféu Kopa (melhor jogador com menos de 21 anos) e Troféu Yashin (melhor goleiro). Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada anterior), Troféu Clube Masculino da Temporada, Troféu Clube Feminino da Temporada e Prêmio Sócrates (trabalho humanitário)."