Jogando na Arena Castelão, o Fortaleza venceu o Corinthians por 2 a 0 com gols de Yago Pikachu e Tinga. Como a primeira partida havia terminado em empate, o Leão garantiu a sua vaga na grande decisão da Copa Sul-Americana. Será a primeira final continental disputada pelo Fortaleza em toda a sua história.

Mano Menezes fez a sua estreia na área técnica do Corinthians após assumir no lugar de Vanderlei Luxemburgo. O treinador tentou adotar um esquema tático defensivo, explorando as jogadas de contra-ataque. No entanto, o Fortaleza teve o completo domínio da partida e não permitiu que o Timão impusesse o seu estilo de jogo.

O clube nordestino irá enfrentar na final o vencedor do confronto entre LDU e Defensa y Justicia. A grande final está marcada para o dia 28 de outubro no Campus de Maldonado, em Punta Del Leste, URU.

O jogo

Primeiro tempo

Quase o Timão sai na frente! O Fortaleza iniciou a partida indo para cima da equipe paulista. Contudo, foi o Timão quem teve a primeira grande oportunidade com Yuri Alberto. Após um belíssimo passe de Renato Augusto, o centroavante ficou cara a cara mas chutou em cima do goleiro.

Cássio faz milagre! Depois disso, o Leão passou a bombardear a defesa corinthiana, que acuada, não esboçava força de reação. A melhor oportunidade do Fortaleza na primeira etapa foi com um chute rasteiro de Pikachu na entrada da área, que obrigou Cássio a fazer uma difícil defesa. Apesar do domínio Tricolor, a jogo foi para o intervalo sem gols.

Segundo tempo

GOL DO LEÃO! Mas não demorou muito para este cenário mudar. Logo aos 4 minutos da segunda etapa, após uma bola rebatida na pequena área, o mesmo Yago Pikachu pegou a sobra e só teve o trabalho de tirar do goleiro. Festa do Castelão! Fortaleza 1 x 0 Corinthians.

MAIS UM! O primeiro gol fez com que o Leão crescesse ainda mais na partida e o Corinthians sentiu bastante o baque. Tanto que, cinco minutos após Pikachu marcar, saiu o segundo. Dessa vez, após rebote de escanteio, Bruno Pachecou cruzou para grande área e Tinga, nas costas de Fábio Santos, cabeceou no contra-pé de Cássio, para o fundo da rede. Placar ampliado, classificação encaminhada! Fortaleza 2 x 0 Corinthians.

Segurou o placar! Após os dois gols em um curto espaço de tempo, o Fortaleza passou a cadenciar a partida e o Timão não conseguiu reagir. Mano tentou dar um novo gás no ataque colocando Giuliano, Wesley e Gustavo Silva, mas não surtiu efeito. Sem conseguir chegar com a bola no pé, o Corinthians passou a tentar explorar as jogadas aéreas. Yuri Alberto teve uma grande chance de diminuir no final, mas novamente desperdiçou. Fim de jogo no Castelão, Fortaleza classificado para a final da Copa Sul-Americana.

A folha do jogo

FORTALEZA 2 X 0 CORINTHIANS

Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; José Welison (Lucas Crispim), Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Pochettino (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Guilherme (Machuca) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Vojvoda.

Corinthians: Cassio, Fagner (Bruno Méndez), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Moscardo (Wesley), Maycon e Renato Augusto; Rojas (Gustavo Mosquito), Romero (Giuliano) e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes.